Lula Assina Projeto para Criação da Alada, Nova Estatal do Setor Aeroespacial
- Eric Mendonça
- 3 de out. de 2024
- 1 min de leitura
BRASÍLIA — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira, 3 de outubro, o projeto de lei que institui a criação da Alada, uma nova empresa estatal no setor aeroespacial.

Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República / Estadão
Segundo comunicado do Palácio do Planalto, a Alada terá como função explorar economicamente a infraestrutura e a navegação aeroespaciais, além de outras atividades relacionadas à área. A empresa será uma subsidiária da NAV Brasil, estatal criada durante o governo Bolsonaro em 2019.
O governo justifica a criação da Alada como um passo estratégico para reduzir a dependência do Brasil de fornecedores internacionais no setor aeroespacial, fortalecendo a autonomia tecnológica do país. No entanto, o comunicado oficial não detalha se a nova empresa dependerá do Orçamento da União ou se terá receita própria suficiente para se manter, nem se está previsto algum aporte financeiro inicial por parte do governo.
A Alada será a primeira estatal criada pela União desde 2013, quando a ex-presidente Dilma Rousseff fundou a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), consolidando um intervalo de mais de uma década sem a criação de novas empresas públicas federais.
Comentarios