Lula Propõe Criação de Nova Estatal Dentro da NAV Brasil, Instituída por Bolsonaro
- Eric Mendonça
- 4 de out. de 2024
- 1 min de leitura

Foto: Reprodução/Youtube
BRASÍLIA, DF — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (3) um projeto de lei que propõe a criação da Alada, uma estatal no setor aeroespacial que será subsidiária da NAV Brasil, empresa pública criada durante o governo de Jair Bolsonaro.
O projeto, que agora será encaminhado ao Congresso, foi assinado em um encontro não programado no Palácio do Planalto com o ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno.
Segundo o comunicado oficial da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), a Alada terá como objetivo a exploração econômica da infraestrutura e navegação aeroespaciais, além do desenvolvimento de projetos e equipamentos relacionados ao setor. Até o momento, detalhes como o texto completo do projeto e a estimativa de custos ainda não foram divulgados.
Essa iniciativa marca a primeira criação de uma estatal no governo Lula em seu terceiro mandato, que até então vinha revertendo privatizações e cancelando processos em andamento herdados da gestão anterior. A proposta também reflete uma demanda antiga da Aeronáutica, que desde 2018 vem pleiteando a criação da Alada para ampliar a eficiência em negociações internacionais e reinvestir os recursos arrecadados em programas espaciais, além de diminuir a burocracia ao evitar as exigências da lei de licitações.
A NAV Brasil, vinculada ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica, foi aprovada em novembro de 2019, sob o governo Bolsonaro, para concentrar a navegação aérea no Brasil. Agora, com a criação da Alada, a expectativa é que o país ganhe maior autonomia e capacidade de inovação no setor aeroespacial, impulsionando tanto a indústria quanto os programas espaciais nacionais.
Commenti